x

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Congelar e descongelar alimentos

Na correria do dia-a-dia, às vezes sabe bem puder abrir o congelador e ter alguma coisa já adiantada para o jantar. Cada vez mais, os dias são stressantes e quem tem crianças, sabe que tempo é uma coisa que escasseia.
Para poupar tempo e evitar que alguns alimentos acabem por ir parar ao caixote do lixo, habituei-me a congelar muitas coisas.
Não sou de todo, uma pessoa que congele tudo, até porque defendo que comida fresquinha é sempre melhor, mas há alturas em que congelar, facilita muito a nossa vida e evita estragar comida.




No meu caso pessoal, eu compro poucos legumes, porque simplesmente não gosto, é a maior lacuna da minha alimentação, mas eu não consigo comer, alface, tomate, cebola, e legumes em geral. No entanto, gosto muito de comer sopa, é o que me vale, por isso, sempre que compro legumes para a sopa (cenouras, abóbora, alho francês, nabo, courgetes, hortaliças, etc.), acabo por não usar tudo, então congelo.

Congelar legumes:

Começo por descascar os legumes, e lavá-los bem. Depois corto-os e coloco uma panela com água a ferver. Mergulho os legumes na água a ferver, e de seguida em água fria. Isto ajuda a conservar a cor, sabor e textura dos legumes. A este processo chama-se branqueamento. Depois seco-os e coloco num saco, fecho bem, e escrevo no saco o que contém e a data de congelamento.




Congelar fruta:

Ás vezes oferecem-me fruta (amigos com hortas) e fico com muitas maças, peras ou outros. E o que faço é congelar. Mais tarde, descongelo e aproveito para fazer compotas, bolos, ou doces.

Costumo descascar, tirar os caroços ou sementes, cortar em cubos e lavar muito bem. Depois coloco num saco, e repito o mesmo processo de etiquetagem/ escrita de data e de alimento.
Os morangos, framboesas e mirtilos não devem ser lavados antes de congelar, congele apenas.
Outra dica, é quando congelar maças, esprema sumo de limão, assim evita que fiquem escuras.

Congelar comidas preparadas:

Há certas refeições que não faço apenas quantidade para dois, aproveito e faço para mais, é o caso de sopa de feijão, bolonhesa, lasanha, bacalhau com natas, etc.
Como faço em quantidade, guardo uma parte no frigorifico para comer nos dias seguintes, e guardo o restante no congelador, ou em tupperwares que podem ir ao congelador (é importante não colocar em qualquer tupperware, porque pode não conservar bem e criar cristais de gelo), ou nos próprios tabuleiros/pirex selando-os bem com pelicula aderente e posteriormente com papel de alumínio, para evitar que a comida queime com o gelo.
Para descongelar, basta pré-aquecer o forno e colocar diretamente no forno, não necessita de descongelar primeiro.








Congelar carne/peixe:

No caso da carne, tiro os excessos de gordura, e divido a carne em sacos de congelação. Por norma, coloco quantidade para duas pessoas (somos só dois cá em casa). Assim, apenas descongelo a quantidade que vou confeccionar.

No caso do peixe, só o congelo depois de estar limpinho, sem escamas, tripas, etc. e divido também em sacos por doses para dois.

Congelar pão:

É das coisas que tenho sempre no congelador, porque endurece com muita facilidade. Se for carcaças, bolas, etc. Ponho no saco e congelo, se for pão caseiro, procuro congelar se estiver fatiado, assim é mais fácil descongelar as fatias que quero, em vez que de descongelar o pão todo.
Para descongelar, ou o deixo à temperatura ambiente e descongela sozinho, ou se for para comer na hora, coloco no micro-ondas com um pequeno cálice de água, isto vai fazer com que as micro-ondas vão buscar a água do copo e não do pão, evitando que o pão fique duro, como é costume, caso o ponha no micro-ondas. O mesmo faço para aquecer pão no micro-ondas.
Também tenho hábito de congelar pães de leite, croissants e regueifas quando encontro em promoção e faço os mesmos procedimentos.

Dica 1: Tenham atenção para não colocarem os alimentos quentes dentro do congelador, pois isso vai aumentar a temperatura do congelador, e pode alterar/descongelar outros alimentos.

Dica 2: Apenas as comidas preparadas devem ser colocadas diretamente no forno, as restantes devem ser descongeladas no frigorifico, demora tempo, mas mantem melhor a qualidade dos alimentos.

Dica 3: Os alimentos podem ser congelados, mas não durante muito tempo, senão podem queimar com o gelo e podem perder nutrientes.
Tento manter os alimentos congelados, no máximo 3 meses, e alimentos preparados apenas um mês.

Dica 4: Faça gelo, em sacos próprios e evite as covetes de gelo.
Com as covetes, a água podem assimilar cheiros e algumas gotas de algum alimento mal embalado.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.