x

domingo, 5 de janeiro de 2014

Compromisso 2014!

Num post (ver aqui) já referi as imensas vantagens em fazer um stock.
Algumas pessoas questionam-se e dizem-me que depois de começar a seguir algumas das minhas dicas têm  sensação que gastam mais dinheiro, mas essa sensação deve-se ao facto de estarem a fazer contas apenas a curto prazo, e ao comprar em quantidade, deverão fazer as contas a longo prazo, ou seja, com X dinheiro que investiram (por norma muito abaixo do preço normal) devem analisar quanto tempo estarão sem comprar esse mesmo produto.
Ao longo de 2013, fui aproveitando algumas das promoções que me pareceram ser as melhores, assim consegui acumular produtos suficientes, para passar o 2014 quase sem me preocupar, as únicas compras que terei de fazer este ano, são produtos frescos (ovos, leite, iogurtes, pão, carne, peixe, legumes, fruta e pouco mais).
Todas aquelas compras que "arruínam" o nosso orçamento estão feitas e a preços muitos baixos, alguns grátis inclusive.

Portanto, após fazer um inventário, este ano não terei gastos com:

  • Pasta de dentes - tenho 15 unidades
  • Escovas de dentes - tenho 6 escovas
  • Champôs - tenho 15 embalagens
  • Amaciadores/máscaras - tenho 13 embalagens
  • Outros produtos capilares (séruns, espumas, tratamento de pontas espigadas, etc.)-Tenho 7 unidades
  • Gel de banho e gel íntimo - tenho 26 unidades + 4 para as mãos
  • Pensos higiénicos e tampões - tenho 30 embalagens
  • Desodorizantes - 18 unidades
  • Cremes e loções - tenho 11 unidades
  • Papel higiénico - tenho 262 rolos (3X48R + 11X12R+16R)
  • Amaciador de roupa - tenho 6 embalagens grandes
  • Detergente de roupa - tenho 17 embalagens
  • Detergente para superfícies - tenho 5 unidades
  • Lixivia - tenho 3 Litros (uso muito pouco por isso dará para o ano inteiro com certeza)
  • Harpic e Sonasol WC - tenho 15 unidades
  • Detergente para o chão - tenho 25 garrafas
  • Limpa vidros - tenho 5 garrafas
  • Detergente para loiça manual - tenho 6 garrafas
  • Detergente para a máquina da loiça - tenho 5 embalagens (70+52+39+32+39=232 pastilhas)
  • Massa (esparguete, cotovelinhos, espirais, massa de sopa, lasanha) - Tenho 35 pacotes
  • Arroz- Tenho 8kilos
  • Óleo - tenho 9 litros
  • Azeite - tenho 4 litros (não tenho mais porque a validade era curta e não quis arriscar estragar)
  • Sal  - tenho 4 (2 sacos + 2 de flôr de sal)
  • Mel Caseiro- tenho 2 kg
  • Leite condensado - tenho 7latas
  • Chá - tenho 6 caixas de Lipton e mais uma caixa de chá cheia
  • Bolachas, bolos, tortas e afins - tenho 17 embalagens
  • Cervejas - tenho 84 garrafas (3X24G+12) Normalmente só se bebe cerveja quando há convidados cá em casa, por isso dará de certeza
  • Vinho - tenho 13 garrafas
  • Atum - tenho 33 latas
  • Salsichas - tenho 16 latas de 8
  • Puré Maggi - tenho 7 caixas
  • Molhos e temperos - tenho 12
  • Especiarias - tenho 3 tupperwares cheios
  • Knorr - 9 embalagens (vários usos)
  • Cereais - tenho 15 embalagens diversas
  • Farinha - tenho 5 kilos
  • Açúcar - 1 kg (faz falta)
  • Latas de fruta conserva (pêssego e ananás) - tenho 20 latas
  • Rolos de cozinha e guardanapos - tenho 16 embalagens
  • Leite - 27 litros (18 pacotes de 1,5l)
Com tudo isto, só terei mesmo de fazer a compra habitual de produtos frescos, e este ano já me comprometi comigo mesma, que mesmo que haja alguma promoção muito boa, nestes produtos, não irei comprar, a não ser que seja grátis, e que possa distribuir pela família. Caso contrário, não vou investir dinheiro nestes produtos. Tenho produtos de higiene e alguns alimentares para o ano inteiro.
Saliento, que neste natal, fiz dois cabazes para oferecer à família no natal com um pouco de tudo o que aqui tenho.
Ao longo de 2014 irei mostrar-vos as minhas contas (compras) e verão como será possível viver com pouco dinheiro (desde que seguindo os mesmos critérios). É tudo uma questão de estratégia e de planeamento tanto do orçamento, como das refeições (isso também é muito importante, terei de fazer um post sobre esse assunto no futuro)!














Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.